LISTA VIP

Inscreva-se e receba novos conteúdos gratuitos assim que forem publicados!

 

Como superar o desemprego e conseguir a sua recolocação: 9 dicas de Ouro para você! da Postagem

Como superar o desemprego e conseguir a sua recolocação: 9 dicas de Ouro para você!



Estou atendendo muitos clientes em processo de Coaching de Recolocação que iniciaram o processo contagiados pelo desespero, por uma ansiedade paralisante, baixa energia e falta de confiança em si mesmo, que os fizeram se distanciar do seu objetivo e bloquearam o seu processo criativo.

Você se sente assim? Vivencia atualmente uma situação como essa? Ou já passou por um momento difícil como esse no passado?

Pensando em ajudar pessoas como você, que estão enfrentando um momento de crise em sua carreira, compartilho algumas dicas que têm ajudado os meus clientes a darem o primeiro passo e em direção a sua recolocação. 

A primeira pergunta que faço aos meus clientes: como você tem usado o seu tempo? E novas perguntas são feitas para diagnosticar o cenário atual e ajudá-los a refletir: Como você tem usado a sua rede de contatos? E para projetá-los ao seu estado desejado e emponderá-los: Quais as estratégias que você tem utilizado? Descreva o que você sente a visualizar a sua contratação na empresa dos seus sonhos? O que essa nova pessoa e novo profissional te diria nesse momento?                                                                                                  

Essas e outras perguntas geram insights e, prontamente, eles respondem o que poderiam fazer, embora sempre requerem uma validação minha, mas prontamente devolvo com outras perguntas que aprofunda ainda mais o nível de consciência e os fazem buscar os seus próprios recursos. Isso mostra como o Coaching gera valor para eles, que se mostram desacreditados em seus próprios recursos internos e se deparam com respostas que não sabiam que tinham. Isso é um recorte para que você entenda o papel do Coaching em situações de crise e transição de carreira e perceba que emoções disfuncionais bloqueiam a criatividade e paralisam as pessoas.

Recentemente ministrei um Workshop de Coaching: Como elevar a sua empregabilidade, na Universidade Salvador - Unifacs, e chamei atenção dos estudantes e profissionais, alunos e ex-alunos, para a importância de terem um diferencial competitivo frente ao cenário de crise econômica. Hoje há em média quase 13 milhões de brasileiros desempregados, a maioria com excelente background, e o tempo médio de recolocação a depender da posição do profissional pode chegar a 12 meses. Por isso, manter o controle da situação vai te ajudar a pensar em estratégias mais eficientes para alcançar a sua recolocação ou buscar apoio de um profissional como um caminho mais assertivo. E para você, que continua empregado, assuma a responsabilidade da gestão da sua carreira e trabalhe os seguintes pilares: autoconhecimento, empregabilidade e planejamento de vida e carreira. Isso poderá minimizar as chances de uma demissão ou de uma crise inesperada e mantê-lo competitivo no mercado.

Então, para você que busca uma recolocação, separei algumas dicas valiosas:
 

1. Busque o Autoconhecimento:

Coaching de Recolocação
 

  • Defina o seu propósito de vida, onde você quer chegar e os seus valores e, se possível, deixe-os em um lugar em que você possa ver todos os dias.
  • Defina os seus objetivos e escreva um passo a passo de como pode alcançá-los em um Plano de Desenvolvimento Individual de médio a longo prazo.
  • Mapeia as suas competências técnicas e comportamentais, identificando os seus GAP’s (lacuna entre o seu estado atual e o estado desejado) ou busque um profissional que possa auxiliá-lo nesse diagnóstico. Ter consciência das suas fortalezas e fraquezas permite uma melhor tomada de decisão na busca por uma oportunidade de emprego ou no gerenciamento da sua carreira.

 

2. Prepare-se:

Coaching de Recolocação
 

  • Identifique as empresas que você gostaria de trabalhar.
  • Esteja certo de que a sua missão de vida está alinhada ao dessas empresas.
  • Estude o mercado de atuação dessas empresas. Busque informações sobre elas na internet e em jornais. Pesquise também o site institucional: sua missão, sua visão, os seus valores e, se achar disponível, leia o seu Código de Conduta. Liste as suas dúvidas para futuro esclarecimentos caso tenha oportunidade de participar de um processo seletivo.
  • Na etapa inicial do processo seletivo, mostre que você conhece a empresa para qual está se candidatando a trabalhar e esclareça todas suas dúvidas. Isso evidencia que você tem interesse pela empresas e está engajado em fazer parte do time.
  • Identifique em sua rede de contatos, possíveis funcionários dessas empresas e pessoas que possam indicá-lo a uma vaga. Hoje as empresas têm buscando candidatos indicados por funcionários ou por profissionais da área de Desenvolvimento de Pessoas.
  • Pesquise no Linkedin os funcionários dessas empresas e observe o perfil de cada um com relação ao tempo de empresa, as suas competências, a sua formação, os cursos realizados e etc. Compare os perfis com o seu com o objetivo de definir ações que minimizem os seu GAP’s.

 

3. Destaque o seu currículo:

Coaching de Recolocação

  • Inove ao elaborar o seu currículo: ele é o seu cartão de visita e precisa se destacar de forma positiva. Mas, tenha consciência do seu objetivo e a melhor forma de alcançá-lo. Um recrutador leva em média 30 segundos para ler um currículo. 
  • Evite foto principalmente que não seja profissional. Minimize as possibilidades de julgamentos por parte das pessoas e principalmente pelos recrutadores.
  • Um novo modelo de currículo tem sido compartilhado no Linkedin. O perigo é você ser mais um a utilizar essa nova "moda". Vejo que muitos profissionais focam no modelo e esquecem do mais importante: descrever os seus desafios e os resultados gerados nos seus antigos empregadores.
  • Um modelo bem assertivo é o vídeo currículo. Nesse você vai fazer um Pitch, uma apresentação de poucos minutos, descrevendo sua trajetória profissional de forma clara e objetiva. Essa é uma ótima forma do recrutador observar nos candidatos suas competências, tais como: comunicação, criatividade, capacidade de síntese, oratória dentre outras.
  • Em qualquer modelo de C.V., tenha em mente que você poderá encontrar algumas dificuldades: no envio do arquivo, na incompatibilidade da extensão do arquivo ao abrí-lo e depender do julgamento pessoal de quem vai receber esse material.
  • Melhor que ter um excelente currículo é saber descrever com precisão os valores agregados e ter uma ampla rede de contatos que poderão te indicar a futuras oportunidades. Saiba que o currículo está com os dias contados! 

 

Se você quer saber mais sobre esta dica, assine a minha Lista Vip e receba: Modelo Padrão de currículo vencedor: Clique aqui!

 

4. Tenha um perfil atrativo no Linkedin:

Coaching de Recolocação
 

  • Tenha o seu currículo virtual acessível com palavras-chaves (key-words) direcionadas a sua atuação e as suas competências. Elas te ajudarão a ser encontrado nas buscas realizadas pelos recrutadores. Então, utilize-o como um canal de oportunidades de emprego, de networking e de negócio. 
  • Mantenha seu perfil sempre atualizado. Assim como em alguns sites de vagas, o candidato precisa atualizar frequentemente seu cadastro a fim de mantê-lo nos resultados das pesquisas.
  • Use uma foto profissional e que represente o seu perfil profissional. 
  • Siga empresas que gostaria de trabalhar e especialistas em temas do seu interesse. 
  • Interaja com a sua rede de contato: curta, compartilhe e comente as publicações.
  • Saiba que essa é uma ferramenta diferente de Facebook ou Twitter. Por isso, tenha cautela no uso. Evite discussão com temas como: política e religião. Lembre-se: uma vez na internet, você não pode ter controle aonde uma publicação vai parar. Uma repercussão negativa pode arruinar uma futura recolocação ou mesmo a sua carreira.
  • Nunca coloque a palavra “desempregado” no seu perfil ou ele nunca será achado nas buscas e pesquisas. No campo inicial, descreva objetivamente o seu cargo.
  • Gere conteúdos relevantes nas suas atualizações. Assim, você otimiza o seu tempo, destaca-se como profissional e dar um passo a frente na sua recolocação.
  • Participe ativamente de grupos que sejam do seu interesse. Essa é uma excelente forma dos recrutadores encontrarem candidatos preparados e engajados com a sua carreira e com a sua atuação. Entre dois candidatos com o mesmo perfil, recrutadores selecionam profissionais que agregam valor e fazem a diferença. Então, o que você está esperando para produzir conteúdos?!

Em breve, escreverei um artigo especial sobre posicionamento no Linkedin e publicarei aqui!
 

5. Melhore o seu desempenho nas entrevistas:

Coaching de Recolocação

  • Mantenha contato visual: olho no olho. Isso demostra confiança e segurança no que está sendo dito.
  • Nunca se atrase ou falte sem um real motivo. Neste caso, avise sobre o ocorrido e se há possibilidade de um novo agendamento.
  • Fale sempre a verdade tendo o bom senso de não falar mal dos seus antigos empregadores, colegas ou líderes.
  • Reconheça os seus erros e o que eles o ensinaram. Ao invés de mentir e se passar por mentiroso, já todas as pessoas erram, mostre que você aprendeu com os seus erros e que pode utilizar o mesmo modelo de solução para problemas futuros.
  • Esteja preparado para o inesperado. Diante do número de profissionais que ensaiam respostas prontas e, muitas vezes, mentem as informações, os recrutadores fogem do script e lançam perguntas estranhas afim de tirar o candidato da sua zona de conforto. Um exemplo de perguntas é: qual o seu super herói?

Você quer saber mais sobre "Perguntas estranhas que são feitas hoje?" Siga as minhas publicações e recebe com exclusividade esse material que estou preparando.

  • Aproveite a oportunidade para saber mais sobre a vaga, a empresa, se existe oportunidade de carreira, os benefícios e o valor do salário. Não deixe essas dúvidas para o final do processo. 
  • Destaque os resultados conquistados e os seus maiores desafios com evidências de indicadores.
  • Seja você mesmo! Profissionais que trabalham com aquisição de talentos têm experiência para observar se o candidato está tentando se passar por alguém que ele não é. Logo, o melhor caminho é mostrar quem é você e como você poderá agregar valor a empresa que está se candidatando a trabalhar.

Assine a minha Lista Vip e receba  "As perguntas mais utilizadas em processos seletivos":  Clique aqui!

 

6. Cuide da sua saúde física e psíquica:

Coaching de Recolocação

  • Alimente-se bem.
  • Evite utilizar o seu tempo vendo televisão ou dormindo. Isso poderá aumentar a carga emocional negativa.
  • Beba bastante água para oxigenar o seu cérebro. Isso te ajudará a pensar melhor e a manter a tranquilidade.
  • Movimente-se: pratique alguma atividade física.Pratique exercícios, principalmente, de respiração. Eles te ajudarão a controlar a ansiedade.
  • Mantenha o pensamento positivo mesmo nos dias mais difíceis. A gente recebe o que mentaliza. Por isso, mentalize a sua nova posição na empresa dos seus sonhos!
  • Mantenha uma vida social: busque apoio dos seus amigos e dos seus familiares. Não tenha vergonha da sua situação: hoje todos nós conhecemos alguém ou temos algum familiar que esteja na mesma situação que você. Esteja aberto para receber apoio e solidariedade das pessoas. Essa também é uma forma de manter uma corrente positiva e de oportunizar futuras indicações.

 

7. Gerencie a sua vida e a sua carreira:

Coaching de Recolocação
 

  • Mantenha uma rotina com horários definidos e controlados por uma agenda diária.
  • Produza artigos sobre temas do seu interesse e, se desejar, publique-os nas redes sociais;
  • Aproveite o momento para refletir sobre a sua missão de vida.
  • Busque novas ideias e novas possibilidades de atuação. Pensar e estruturar um plano B mesmo que você consiga a sua recolocação, poderá garantir a sua empregabilidade no futuro.
  • Aproveite para gerir a sua carreira e elaborar um planejamento de vida e carreira. Isso vai gerar uma energia positiva que te impulsionará ao alcance do seu objetivo atual.
  • Estabeleça horários para ler jornais e revistas sobre sua área de atuação, economia e atualidade. Manter-se atualizado e estudar a sua concorrência faz parte da estratégia de se manter competitivo!

8. Amplie seu Networking:

Coaching de Recolocação
 

  • Esteja aberto para conhecer pessoas e conhecer novas oportunidades.
  • Mapeie as pessoas que direta ou indiretamente poderão te aproximar do seu objetivo.
  • Defina as estratégias: passo a passo. Não force situações ou evidenciará que você é uma pessoa interesseira. 
  • Movimente-se: a medida que você começar a conhecer novas pessoas novas oportunidade surgirão e, com certeza, novos parceiros, colegas ou amigos você conquistará. 
  • Busque ser lembrado: participe de cursos, eventos, congressos e/ou grupos de estudo. Trabalhe concomitantemente sua marca pessoal.
  • Garanta que todos da sua rede de contatos, física e virtual, saibam o que você faz e que esta buscando novos desafios.
  • Tenha um cartão de visita físico e virtual atualizado. Você poderá perder uma oportunidade se depender de um celular ou de outros recursos.

 

9. Dica de Ouro:

Coaching de Recolocação

  • Confie em si mesmo!  Não perca a fé! Você é o protagonista da sua vida!

 

Espero ter ajudado a ampliar a sua visão de futuro e te encorajar na busca por uma nova oportunidade de inserção no mercado. Agora que eu pude tocar positivamente você, faça o mesmo: curta e compartilhe essas dicas valiosas com os seus seguidores. Não deixe de contar como essas dicas te ajudarão a muda o seu posicionamento.

Se você deseja saber mais sobre o assunto ou busca nesse momento um suporte de um profissional qualificado, envie um e-mail para: camila@keytalent.com.br

Terei o prazer em poder direcioná-lo a sua meta!